Quem cuida bem de uma pessoa idosa ?

Juliana Teixeira da Silva (*)

Chega um determinado momento em que a pessoa idosa apresenta limitações decorrentes da própria idade ou de alguma doença que a acometeu. A família nunca se viu diante de uma situação similar e precisa solucionar este problema que possui grande carga emocional.

Quem contratar? Onde encontrar ? Como saber se é competente e atenciosa? E as histórias que já ouviu ? Muitas dúvidas pertinentes acometem aqueles que terão a responsabilidade de decidir.

Muitas vezes o problema é aparentemente solucionado com a contratação de uma senhora de confiança já conhecida dos familiares há muitos anos. Apenas a confiabilidade da pessoa não é a garantia de que a idosa estará bem cuidada. A pessoa que será encarregada desta tarefa deverá ter conhecimentos de higiene, alimentação, manuseio da pessoa, controlar medicamentos e muito mais.

Veja abaixo algumas características que a pessoa encarregada de cuidar do idoso deverá ter:

  • Prestar todos os cuidados básicos desde higiene pessoal, alimentação, carinho e companhia para aquela (e) que necessitará ajuda e cuidados diários.
  • Ter  paciência, gentileza, tato e senso de humor principalmente se a idosa não admite que necessita  ajuda ou cuidados especiais.
  • Comunicar-se e relacionar-se bem para desenvolver o carinho e confiança no relacionamento.
  • Respeitar o direito à independência e à privacidade na medida do possível.
  • Transmitir a idosa o seu respeito e carinho por ela através de palavras e atitudes.
  • Ouvir com atenção e interesse  o que ela quer dizer. Se a idosa tem problemas de audição, ao invés de gritar, falar mais devagar, mais claro e pronuncie bem as palavras.
  • Respeitar suas vontades e desejos. Não pensar por ela mas para ela. Se ela não puder transmitir  suas vontades tentar  identificar o que ela quer antecipadamente.

Uma  cuidadora  deve  ter  como objetivo manter a idosa o mais independente possível  além de  ativa social  e fisicamente.

Por esta razão, a competência profissional  das Técnicas de Enfermagem  da                      Casa de Repouso Viva Bem, todas com registro profissional no COREN-SP, associada a carinho e atenção, adiciona vida aos anos de nossas idosas queridas.

Clínica de repouso com enfermagem 24 horas e consulta semanal com Geriatra. Tranquilidade  para os familiares. Visitas livres e câmeras on line 24 horas.

(*) Diretora da Casa de Repouso Viva Bem                                         http://www.casaderepousovivabem.com.br                                                                                                   Rua Almirante Pereira Guimarães, 405-Pacaembu, São Paulo, SP – (11) 3675-4946 diretoria@casaderepousovivabem.com.br

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s