Alimentação para pacientes com Alzheimer.

Aqui na Casa de Repouso Viva Bem temos muitas senhorinhas com a Doença de Alzheimer. Trata-se de um tipo de demência que ataca o cérebro e compromete comumente a memória, o pensamento, a linguagem, o julgamento crítico e o humor.

Muitas pacientes podem apresentar desnutrição e perda de peso porque ocorrem diminuição do apetite, perda de paladar ou dificuldade para engolir. Nossa nutricionista e nossa fisioterapeuta estão sempre alertas para evitar a perda de peso porque reduz a massa muscular. Esta redução aumenta o risco de quedas, úlceras de decúbito e infecções.

A consistência da alimentação também deve ser considerada. As pacientes que apresentam dificuldade para engolir podem aspirar a alimentação. O alimento pode ir direto para o pulmão e causar infecção. Para evitar este risco servimos refeições  pastosas.

Outro problema muito comum é a prisão de ventre. Para ajudar a evitar servimos muita água, frutas, verduras, fibras e bebidas laxativas. Quando o caso requer nossa médica receita medicação.

Para motivar e estimular a alimentação saudável observamos os protocolos mais modernos de nutrição:

  • Servimos 6 refeições diárias. As pessoas idosas podem apresentar dificuldade de digestão. Então é recomendável mais refeições com quantidades mais reduzidas em cada uma.
  • Para estimular o apetite nosso cardápio é composto de alimentos variados, coloridos (cenoura, beterraba, carne, vagem, salsinha, brócolis, pimentão,etc) e com boa aparência. Incluimos ovos, peixes, abacates, porque possuem nutrientes que ajudam na proteção ao cérebro.
  • Para melhorar o sabor temperamos com cebola, salsinha, orégano, cebolinha, alho, etc. Tudo natural. Não usamos alimentos industrializados.

Aqui, na Casa de Repouso Viva Bem, a comida é caseira, feita com muita competência e carinho. Visite-nos.

Juliana Teixeira da Silva – diretoria@casaderepousovivabem.com.br

Rua Almirante Pereira Guimarães, 405-Pacaembu, São Paulo, SP

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s